sábado, 16 de maio de 2009

27 de maio - Roda Viva e Nação Suburbana



Banda Roda Viva – Júlia Dantas

Seria errado dizer que eles tocam "apenas" Chico Buarque, quando estamos falando de um dos mais férteis compositores da música brasileira e ainda na ativa. A verdade é que Zé Leandro Rosalez, Felipe Bohrer, Juliano Luz, Lucas Dellazzana, Vinícius Ferrão e Jeferson Azevedo são hoje expoentes da cena musical porto-alegrense com a banda Roda Viva e seu trabalho de homenagem ao Chico Buarque.

Criada sem maiores pretensões em 2004, a Roda Viva chegou à sua formação oficial dois anos depois, quando também as maiores pretensões surgiram naturalmente. A princípio, a banda não era nada mais que uma reunião de amigos com um gosto em comum pelas músicas de Chico Buarque, mas quando as primeiras apresentações passaram a contar com uma platéia que rapidamente se transformava em fãs, o jeito foi oficializar o projeto e levar a diversão para os palcos.

A partir daí, a Roda Viva assumiu o caráter profissional e emendou show depois de show. Hoje, a banda conta com um repertório com aproximadamente 70 canções e não poupa esforços para, em suas apresentações, se manter fiel aos arranjos originais.

Os shows enérgicos da Roda Vida sempre lotam a casa, seja em Porto Alegre, Caxias, Santa Maria ou São Leopoldo, algumas das cidades em que a banda já tocou. Até então já foram mais 60 apresentações em bares, formaturas, faculdades e teatros. Graças ao grande repertório a banda pode fazer shows de 45 minutos a 3 horas de duração, sempre investindo nos ritmos dançantes e nas letras que o público adora cantar junto.

Ano passado, a banda também criou uma nova proposta de show, misturando à música elementos de cenografia. Em palcos de teatro, a Roda Viva já apresentou espetáculos como Chico e as Mulheres e Chico - o Sambista. Além do recorte na obra de Chico por temáticas diferentes, os músicos investem em figurinos, cenários e intervenções artísticas para construir um universo novo e hipnotizante. A veia teatral da Roda Viva também pode ser vista no projeto Tom, Chico e Vinícius – o Maestro, o Malandro e o Poeta, que reúne 12 integrantes de diferentes bandas para prestar homenagem ao trio sagrado da música popular brasileira.

Seja em teatros ou bares, sozinhos ou em meio a uma dúzia de músicos, a Roda Viva merece destaque não apenas por cumprir a função de toda banda que é divertir e envolver o seu público, como também pelo resgate e divulgação da obra do eterno malandro Chico Buarque.



Nação Suburbana



A Nação Suburbana é, em sua essência, uma banda de black music. Seu som provém da soma de elementos do funk e da soul music, e possui suas raízes fincadas na percussão afro brasileira.
Suas principais influências são Tim Maia, Jorge Ben, Ed Motta, Jamiroquai, Richard Bona, James Brown, Salif Keita, João Bosco e Djavan, entre outros.
Suas letras são, na grande maioria, auto-biográficas. Elas são carregadas de uma visão crítica em cima da situação geral das coisas, com foco principal no próprio ser humano e no questionamento de suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário