quinta-feira, 14 de maio de 2009

PATA DE ELEFANTE - DIA 17 DE JUNHO EM PELOTAS




A banda Pata de Elefante surgiu em janeiro de 2002, formada por Gabriel Guedes, Daniel Mossmann e Gustavo Telles. O trio se diferencia por fazer rock instrumental com ênfase nas melodias. São canções instrumentais que atingem em cheio ao público acostumado a ouvir música com vocal. Gabriel Guedes e Daniel Mossman revezam entre guitarra e baixo, imprimindo a dupla sonoridade característica do grupo, sustentada pela bateria de Gustavo Telles.

Os três são compositores, o que faz com que a Pata de Elefante soe heterogênea, mas com unidade. Em estúdio a banda procura dar às músicas o que cada uma necessita, priorizando timbres arranjos e execução. Ao vivo, "o bicho pega", são performances viscerais! Ao dispensar palavras e optar por canções instrumentais "a Pata segue destruindo e recosntruindo o caminho da música instrumental brasileira de forma marcante e sem volta”, sentencia a jornalista Adreana Oliveira, editora on- line do Correio de Uberlândia e que acompanha de perto o cenário independente brasileiro.


Mais de 400 shows pelo Brasil, participação em importantes festivais, inclusão de músicas em longas-metragens, documentários e programas de TV. Surgida em janeiro de 2002, a banda de rock instrumental Pata de Elefante lançou seu primeiro Cd homônimo em dezembro de 2004 pela Gravadora Monstro Discos. Influenciados pela sonoridade dos anos 60 e 70 (Jimi Hendrix, Cream, Beatles, Bob Dylan, The Who, The Band, Eric Clapton, The Ventures) e por compositores de trilhas sonoras para filmes como Henri Mancini e Ênio Morricone, a Pata de Elefante despertou a atenção da crítica ao fazer canções instrumentais que cativam o público acostumado a ouvir música com vocal. Vale dizer que todos os músicos são compositores. As performances ao vivo da banda são vigorosas e contagiantes.

No show são apresentadas músicas conhecidas na internet como “Soltaram!”, “Pata de Elefante”, “Gato que Late” (todas com clipe no Youtube) e “Não Fique Triste” (Myspace). Um aspecto curioso: dois dos músicos revezam-se entre guitarra e baixo, o que confere duas sonoridades distintas que surpreendem o público. A revista Bravo (revista cultural de destaque nacional), em sua edição de julho de 2005, fez a seguinte menção ao trabalho do grupo: “(...) a música instrumental brasileira tem salvação”. Em agosto do mesmo ano, a banda se apresentou no Programa do Jô, da Rede Globo/CNN. Em abril de 2007, a Pata de Elefante foi citada pela Revista Aplauso (revista mais importante de cultura do sul do Brasil) como um dos grupos de música instrumental com grande potencial de reconhecimento nacional.

Já estão confirmados shows em 6 estados brasileiros (São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará) nos meses de janeiro e fevereiro de 2008, através do INSTRUMENTAL/RS, projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e pelo programa Petrobrás Cultural 2006-2007.

Quem assiste um show da Pata sabe o que significam as palavras de Bruno Torturra Nogueira da Revista Trip: “É música boa pra cacete, forte, enxuta e elegante”. A Pata de Elefante é formada por Daniel Mossmann (guitarra/baixo), Gabriel Guedes (guitarra/baixo) e Gustavo Telles (bateria).

Na internet


http://www.myspace.com/bandapatadeelefante
www.patadeelefante.com
http://www.blogdapata.blogspot.com/
http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=13632

Nenhum comentário:

Postar um comentário