quinta-feira, 14 de maio de 2009

DIA 19 DE MAIO - PRÓXIMA TERÇA-FEIRA AS 17H30MIN

O Coletivo Produção Cultural vem ampliando e retomando o debate sobre a implementação da LIC Municipal (Lei de Incentivo a Cultura) através de atividades voltadas a cena independente da música na cidade.

O Coletivo vem realizando, em parceria com diferentes agentes, atividades de qualificação do cenário musical e cultural em Pelotas com a perspectiva de intersecção entre artistas, produtores e o público - como por exemplo:

  • I Seminário de Produção Cultural Independente + Show das bandas Pública, The Raves e Canastra Suja
  • O ato cultural pela implementação da LIC
  • As palestras sobre Produção Musical e a Cena Independente + Show de Fruet & os Cozinheiros, The Raves, Canastra Suja e GRU.

Dando continuidade ao movimento PRÓ-CULTURA o Coletivo - juntamente com o Instituto Simões Lopes Neto - trás a Pelotas Álvaro Santi - Gerente do FUMPROARTE de Porto Alegre.

Álvaro falará sobre os modelos de financiamento à cultura existentes e depois entrará mais detalhadamente no funcionamento do FUMPROARTE.

Esse palestra é importante para todos que estão envolvidos com a cultura na cidade e para o público em geral já que o FUMPROARTE de Porto Alegre é um fundo de investimento em artes bem consolidado e que proporciona a realização de trabalhos de diversos artistas da capital.

O FUMPROARTE é um dos mais antigos fundos de fomento direto às artes em funcionamento no país. Criado por lei em 1993, em 15 anos de atividade contínua investiu R$ 13 milhões em 626 projetos de produção local, escolhidos através de edital por uma comissão mista, composta por representantes da comunidade e do Município. Reconhecido nacionalmente como modelo de financiamento público à cultura, foi finalista nas 2 edições do prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura (2006 e 2007), do prêmio Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas e Fundação Ford (2005), e Multicultural Estadão-SERASA (2002).



Álvaro Santi (Lajeado RS, 1964). Graduado em Música e Mestre em Letras pela UFRGS, é musico e poeta com 4 livros publicados, dentre os quais o último é A Aposta dos Deuses (2007), além do ensaio sobre o nativismo gaúcho, Do Partenon à Califórnia (2004). Atua desde 1996 na Secretaria de Cultura de Porto Alegre, onde exerceu a função de Coordenador de Música e coordenou eventos como o Prêmio Açorianos de Música, Baile da Cidade e Festival de Música, e integrou comissões julgadoras dos Prêmios Açorianos de Música e Literatura, Histórias do Trabalho e Poemas nos Ônibus. Desde 2004, gerencia o FUMPROARTE, fundo de fomento à cultura da Prefeitura de Porto Alegre. Também junto ao FUMPROARTE, atuou como relator na Comissão de Avaliação e Seleção, analisando 119 projetos entre 2000 e 2003. Em 2005, integrou a Câmara Setorial de Música junto à FUNARTE/MinC, e atualmente é membro eleito do Conselho Nacional de Políticas Culturais, para o mandato 2008-9. No momento finaliza seu primeiro CD solo, O trem da utopia.

O que? Palestra com Álvaro Santi no Instituto João Simões Lopes Neto
Quando? Dia 19 de maio - próxima terça-feira
Horário? 17h30min
Entrada Franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário